Por que 2017 foi o melhor ano da minha vida?

Wilson Júnior
7 min readNov 20, 2017

--

Olá nobres amigos, muitos não sabem mas no final de 2016 eu tive uma crise depressiva terrível, durante esse tempo não conseguia sentir bem comigo mesmo, crises de solidão e apego ao passado faziam parte do meu dia-a-dia. Porém, quando eu menos esperava apareceu uma luz no fim do túnel.

Final de Dezembro de 2016

Recebi uma ligação inesperada de um amigo com o qual há tempo não tinha contato, ele contou que havia sonhado comigo e eu estava mal em seus sonhos. Após conversarmos ele propôs um passo-a-passo que ajudaria a solucionar meus problemas, fiquei muito animado porque eu realmente precisava de uma saída.

Pesava 85 kg, era sedentário, e tinha várias crises de ansiedade.

De imediato comecei a pedalar na academia ao som de várias bandas de heavy metal, quando tocava o refrão de algum power metal eu pedalava na maior intensidade que suportava, o famoso HIIT tem promessa de perda de peso rápida, realizava esse tipo de exercício 1 hora por dia.

Uma das músicas que fazia parte do meu treinamento.

Janeiro de 2017

Os treinos continuaram árduos, a dieta apertadíssima. No final do mês fui convidado a ser padrinho de casamento de um grande amigo, resolvi tirar um período férias e curtir meus pais que havia quase 3 meses que não os via.

A aparência abatida e o sorriso já se abriram, já me sentia bem melhor, mas queria ir mais além.

Fevereiro

Estava treinando muito na academia, mas algo incomodava, me sentia cansado de ficar no ambiente fechado, então comecei a pedalar na ciclovia todos os dias com meu amigo Emiliano. O menino que antes acordava na hora de ir para o trabalho passou a acordar 2 hrs mais cedo, pegar bicicletas do Itaú e andar na ciclovia beira-mar.

Não tinha capacete nas primeiras viagens, andava escutando minhas músicas, eu me sentia tão bem, mas queria desafios maiores.
Acordar no domingo e ver essa paisagem.

Eu sempre gostei muito da minha profissão, só que estava muito estagnado quando o assunto era "compartilhar com os outros", vários amigos me incentivaram a compartilhar mais com os colegas por meio de talks e palestras de tecnologia.

Fui convidado a participar da Python Rio / Edição pré carnaval
Python Rio / Pré carnaval

Viajei para Goiás no final do mês, e exatamente no último dia saí com uma pessoa que tinha conhecido há mais de 4 anos. O reencontro foi muito especial e conversamos bastante, no entanto, não esperava o que o futuro reservava pela frente.

Março

As pedaladas continuaram, só que desta vez eu tinha acabado de comprar minha mountain-bike, equipada com pneus slick para rodar no asfalto, e nos finais de semana percorria cerca de 50km com o amigo Emiliano.

Agora já com roupa apropriada, capacete e camelbag com água.

No mesmo mês apresentei para o meu gestor uma proposta de treinar a empresa para a linguagem de programação GO. Então viajei para Porto Alegre e ministrei o curso para a filial gaúcha.

Primeira turma de “GO para desenvolvedores pragmáticos”

Abril

Mamãe e Tayza =), foi a época do ano que cheguei ao meu peso mínimo: 73kg.

Início do mês viajei para Goiás a fim de visitar minha família. Durante a essa viagem estive novamente com a pessoa que havia reencontrado em fevereiro.

Também participei do PWA do Google, foi um evento irado, com apresentação de novas formas de fazer apps com service-workers, e garantir a alta performance dos dispositivos mobile.

No meio do mês ministrei a quarta turma de "GO para desenvolvedores pragmáticos" e fiz uma lightning talk em um Meetup de Golang sobre boas práticas de empacotamento em GO.

Os pedais continuaram pelas manhãs e começamos a explorar novos trajetos, como ir até São Conrado, o qual tem uma vista esplêndida e um desafio de 20 km.

Abril realmente foi um mês muito intenso e de muitas realizações.

Lightning talk sobre empacotamento em projetos GO
Ida até São Conrado, para admirar o nascer do sol.

Maio

No ciclismo foi quando consegui minha maior distância percorrida: 83km. Estava chegando minhas férias de julho e queria ir para um lugar que fosse desafiador e ao mesmo tempo pudesse apreciar novas culturas. Iniciei o processo de retirar o visto americano e comecei a planejar minha primeira viagem internacional para Nova York.

Junho

No inicio do mês participei do LuaConf 2017, um evento da linguagem Lua que foi feita por brasileiros da PUC e com forte uso internacional, o evento teve a participação de pessoas de outros países como México, EUA e Europa.

Além disso, fui convidado para participar da Python Nordeste em São Luis do Maranhão, foi um evento incrível, a comunidade python é muito unida e um exemplo de colaboração e inclusão.

Na semana após o evento, viajei para Goiás e fui visitar minha família, saí novamente com a mesma pessoa e a pedi em namoro, ela estava sendo muito parceira e me incentivando a todos os desafios diários.

Dia 15 de Junho de 2017, haha estava feliz pra caramba.
Minha família

No final do mês ministrei a quinta e última turma de "GO para desenvolvedores pragmáticos", e estava feliz com a proximidade das minhas férias.

Julho

Início de Julho chegou a tão planejada e sonhada viagem, fui para Nova York e fiquei na casa de um grande amigo que está vivendo lá. Durante a viagem conversei com pessoas do mundo inteiro, apreciei novas culturas, pratiquei inglês e descansei.

No restante das férias eu fui para Goiás e curti minha família, descansei mais e visitei a minha namorada.

Agosto

Foi um mês que recebi muitas visitas, inclusive a primeira da minha namorada.

Wesley um dos melhores amigos que tive no Ensino médio.

Setembro

No mês de junho havia experimentado uma bike de corrida e gostei muito da emoção de andar em alta velocidade. Em setembro um amigo mostrou a oportunidade de comprar uma.

Nova Road Bike Specialized Allez com Grupo Ultegra, ainda sem os pedais, estava apaixonado pela nova categoria.

Além disso, recebi o convite para palestrar no dev-day em Belo Horizonte e aproveitei para conhecer a capital mineira.

Dia de turismo na capital mineira

Após a viagem fui para Goiás e revi vários amigos na festa de Nossa Senhora da Penha e Cavalhadas.

Festa de setembro em Corumbá de Goiás

Outubro

No início do mês comecei a pedalar com a galera da GranCiclismo, foi um desafio, pois o pessoal pedala com muito vigor e são mega organizados.

No meio do mês trouxe meus pais para passearem no Rio, foi uma semana mega intensa desfrutando com eles. Dava gosto de ver o sorriso deles durante esses dias.

Até meu pai experimentou a nova bike.
Meus pais curtindo um dia de praia

No final do mês minha namorada veio para o meu aniversário, foi mega especial a visita dela, passeamos e curtimos muito.

Um dia de praia com ela ❤

Novembro

Comecei a tentativa de andar nos pedais mais pesados da GranCiclismo, pedalar a mais de 40km/h é uma sensação muito fantástica. Porém, ainda precisava ganhar condicionamento para pegar subidas, mas estava apreciando muito o desafio.

Consegui andar a 41km/h na parte plana da praia. Nunca me senti tão vivo.

Também fui convidado a ministrar uma palestra no TDC edição Porto Alegre na trilha de Golang.

Na semana seguinte participei da GopherCon Brasil em Florianópolis, o evento foi impressionante com participação de várias pessoas da comunidade brasileira e internacional.

Lições aprendidas

Todo percurso gera aprendizado, então vamos enumerar os itens aprendidos no ano de 2017.

  1. Aprenda a controlar os seus pensamentos, quando é dono dos seus próprios pensamentos você consegue decidir no que focar.
  2. Gaste energia em mais de uma atividade! Nunca só trabalhe, só estude.
  3. Compartilhe com os outros o que você já aprendeu.
  4. Não tenha medo de fazer o que você tem vontade.
  5. Uma rejeição não significa o fim de tudo, você pode conseguir aceitações muito mais valiosas, e sair ganhando no placar final.
  6. Valorize sua família, ela é sua base.
  7. Goste da sua própria companhia, você é o seu melhor amigo.
  8. Pragmatize suas entregas em resultados reais.
  9. Aprenda com pessoas mais experientes.
  10. Só se vive uma vez, então faça o que realmente te faz feliz.

--

--