Um ano trabalhando em um time auto-gerenciável

Wilson Júnior
2 min readApr 24, 2021

--

Olá, meu nome é Wilson Júnior, hoje dia 24/04/2021 está completando um ano que comecei a trabalhar no tsuru.io, um projeto opensource da Globo que tem o foco de acelerar a entrega de aplicações em produção abstraindo todo trabalho de infra-estrutura e escalabilidade.

O que são times auto-gerenciáveis?

Time auto-gerenciáveis são times que tem autonomia e responsabilidade suficiente para realizar suas entregas com eficiência. Totalmente o oposto do conceito de Microgerenciamento.

Como nos organizamos

Confiança

É um grande pilar que temos no Tsuru, todos os membros confiam uns nos outros e a gerência confia que o time tomará boas decisões em conjunto. O nosso gestor Cesar Rodrigues nos dá a autonomia de manter a plataforma sem controlar nossas rotinas de trabalho. Eventualmente ele reúne o time e temos uma conversa para alinhar a estratégia da organização com nossas ações, depois da visão alinhada continuamos a buscar as melhorias necessárias.

Responsabilidade

Nós temos consciência do impacto que cada mudança a qual estamos provendo vai afetar o negócio e a comunidade, conversamos muito para buscar os Blinds spots (pontos cegos) de nossas soluções e calibrar o risco de cada modificação, isso nos ajuda a sentirmos parte do negócio.

Companheirismo

É um pilar extremamente importante, estamos constantemente nos ajudando, realizando programação em pares ou em grupo, experimentações, revisando os merge-requests, entendendo as dificuldades de cada membro e refinando as soluções com a soma de diversas opiniões. O conhecimento é compartilhado continuamente, além de nos apoiarmos nas dificuldades profissionais nos apoiamos na vida pessoal.

Paixão por excelência

Acreditamos que nossas ações precisam melhorar o ambiente que estamos inseridos, dessa forma sempre estamos buscando soluções que são consideradas o estado da arte da tecnologia, não queremos que os trade-offs de uma má escolha traga possíveis problemas futuros, por isso sempre estamos nos inspirando em cases de sucesso.

Agradecimentos

Obrigado Cezar Sá, Paulo Sousa, Rafael Campos, Gleyson Melo, Pedro Kiefer, Cesar Rodrigues, Claudio Netto, Bernardo Lins e Arthur Coelho por esse ano incrível.

--

--